Palestrantes

adriana kessler1

Adriana Kessler

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), mestrado (2003) e doutorado (2008) em Ciências Biológicas (Bioquimica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Tem experiência nas áreas de Fisioterapia Respiratória com ênfase nas áreas de Pré e Pós-Operatório de Cirurgias Torácicas e Abdominais, Terapia Intensiva e Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica; e Bioquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: metabolismo energético do SNC, erros inatos do metabolismo e estresse oxidativo.


 

aline julianne1

Aline Juliane Romann

Fonoaudióloga
Mestre em Medicina: Ciências Médicas (UFRGS)
Especialização em Atenção ao Paciente Crítico – Residência Hospitalar (GHC)
Especialização em Neurociência Clínica (AVM)
Especialização em Envelhecimento (UFRGS)

Atuação:
Adultos e idosos nas áreas de Motricidade Orofacial, Disfagia e Distúrbios Adquiridos de Fala e Linguagem.
Fonoaudióloga do Centro Avançado de Neurologia e Neurocirurgia (CEANNE) – Hospital Centenário


 

ana carolina coutinho

Ana Carolina Coutinho

Terapeuta Ocupacional
Pós Graduada em Saúde da Família.
Pós Graduada em Gerontologia Clínica.
Coordenadora do Grupo de Interesse de Terapia Ocupacional SBGG.


 

ana-claudia

Ana Claudia Arantes

Dra. Ana Cláudia Arantes é uma das mais conhecidas especialistas em cuidados paliativos do Brasil. Ela é geriatra e trabalha no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.


 

andre

Andre Palmini 

Professor de neurologia da Faculdade de Medicina da PUCRS, chefe do serviço de neurologia do Hospital São Lucas da PUCRS. Estuda o cérebro humano. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), residência médica em Neurologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (1987), Clinical and Research Fellowship em Epileptologia e Neurofisilogia Clínica pelo Montreal Neurological Institute, McGill, University (1991), doutorado em Neurologia pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (1996) e pós-doutorado em Neuroimagem funcional e epilepsia pela Katholieke Universiteit Leuven, em Leuven na Bélgica e em Epileptologia Clínica pelo University College London. Atualmente é Chefe do Serviço de Neurologia do Hospital São Lucas da PUCRS, Diretor Científico do Programa de Cirurgia da Epilepsia do Hospital São Lucas da PUCRS e Professor Adjunto de Medicina Interna, Divisão de Neurologia, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.


 

DR-ANDREA

Andréa H. Pfützenreuter

Especialista em Gerontologia pela SBGG, presidente da área de Gerontologia da SBGG/SC. Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP com bolsa de pesquisa CAPES (2014), com o tema “Viver a cidade, envelhecer na cidade”. Mestre em Habitação com ênfase em Planejamento, Gestão e Projeto pelo Instituto de Pesquisa Tecnológicas de São Paulo (2008), com o tema Políticas Públicas para habitação do idoso. Especialista em Gerontologia pelo NETI-UFSC (2010), com o tema Institucionalização do idoso e a terceirização de serviços e em Gestão de Projetos Sociais pelo SENAC/SP (2006). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Campus de Joinville, integrando o Grupo de Pesquisa em Gestão e Projetos.


 

berenice werle

Berenice Werle

Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é membro do corpo clínico do Hospital Moinhos de Vento, Diretora Médica no Núcleo de Geriatria e Gerontologia. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Geriatria e em Cuidados Paliativos, atuando principalmente nos seguintes temas: infecção, idoso, risco cardiovascular, cuidados paliativos.


 

bruno simas

Bruno Simas

Farmacêutico da Seção de Farmácia Clínica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, atuando no Cento de Informações sobre Medicamentos, Programa de Farmacovigilância e acompanhamento farmacêutico clínico em Equipes de Medicina Interna.
Graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009).
Especialista em Saúde da Família e Comunidade, na modalidade de Residência Multiprofissional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011), com atuação  neste período (2009 – 2011) no Ambulatório Multiprofissional de Gerontologia do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS.
Mestre em Epidemiologia pelo Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014)
Título de Especialista em Farmácia Clínica pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (2015).
Presidente da Comissão de Gerontologia e Assistência Farmacêutica ao Idoso do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS)
Membro do Grupo de Interesse de Assistência Farmacêutica ao Idoso da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Seção RS.


 

carla helena augustin

Carla Helena Augustin Schwanke

Graduada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (1994), especialista em Geriatria pelo Hospital São Lucas – PUCRS (1997), mestre em Clínica Médica – área de concentração em Geriatria – PUCRS (2000) e doutora em Gerontologia Biomédica – PUCRS (2003).

Atualmente, é professora adjunta TI/40 do Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG), docente permanente do Programa de Pós-graduação em Gerontologia Biomédica (PPG-GERONBIO) da PUCRS, coordena a Comissão Coordenadora do PPG-GERONBIO, ministra disciplinas no PPG-GERONBIO, no Curso de Especialização em Geriatria Clínica e Preventiva, no Curso de Atenção Geriátrica Integrada e no Curso Internacional de Especialização em Geriatria Clínica (em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto-Portugal). Orienta cinco alunos de doutorado e quatro alunos de mestrado. Orientou/co-orientou 20 dissertações e 11 teses. Coordena o Grupo de Estudos em Risco Cardiometabólico, Envelhecimento e Nutrição (GERICEN- CNPq). É membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e da Gerontological Society of America (GSA). Foi eleita secretária geral da SBGG regional Rio Grande do Sul (SBGG-RS) para o mandato 2016-2018. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Geriatria, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento, idoso, Geriatria, Gerontologia Biomédica, risco cardiometabólico e nutrição.


 

carla vanin

Carla Maria De Martini Vanin

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), mestrado em Master of Science – University of Toronto (1994), doutorado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e especialização em Videolaparoscopia pelo Instituto Fernandes Figueiras – FIOCRUZ (2010). Atualmente é professora adjunta II da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e faz parte de um projeto de pesquisa Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e de projetos no Complexo Hospitalar Santa Casa. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ginecologia e Obstetrícia, atuando principalmente nos seguintes temas: TRH, osteoporose, climatério e menopausa.


 

claudine

Claudine Lamanna Shirmer

Nutricionista graduada pela PUCRS
Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade PREMUS/PUCRS
Mestre e Doutoranda em Gerontologia Biomédica IGG/PUCRS
Auxiliar de Coordenação do Projeto Atenção Multiprofissional ao Longevo AMPAL/PUCRS
Membro dos Grupos de Interesse em Saúde Pública e Envelhecimento (GISPE) e Nutrição e Envelhecimento (GI NUTRI), ambos da SBGG-RS


 

toloken

Claudio Teloken

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA. Doutor pela Wayne State University – Detroit, MI – USA e pela Universidade de São Paulo – UNIFESP. Fellowship na Cleveland Clinic, Cleveland OH – USA. Professor Doutor, Livre-Docente da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA, Chefe do Programa de Residência Médica em Urologia e Responsável pela Disciplina de Urologia da UFCSPA. Professor do Curso de Especialização em Trauma do Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre. Professor do Curso de Especialização em Sexologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do RS. Professor de Bioética do Curso de Especialização em Bio-Engenharia da UFCSPA. Membro Corpo Editorial do Canadian Journal of Urology (Toronto, Canada). Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa – CEP e Chefe do Ambulatório de Andrologia da Santa Casa de Porto Alegre. É Membro Efetivo (cadeira 43), da Academia Sulriograndense de Medicina. Representante do Brasil na Sociedade Internacional de Urologia (SIU). Ex-Editor da Revista da AMRIGS (Associação Médica do Rio Grande do Sul). Ex-Membro eleito do Conselho Regional de Medicina (CREMERS). Tem experiência na área de Medicina em Urologia, Andrologia, atuando principalmente em: disfuncao eretil, infertilidade, peyronie, câncer gênito-urinário, prevenção do câncer próstata, reconstrução de genitália e saúde do homem.


 

clovis chechinel

Clovis Cechinel

Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003). Residência em Clinica Médica no Hospital Lourenço Jorge-RJ, residência em Geriatria Hospital Universitário Cajuru PUC-PR. Especialização em Dor no Hospital Albert Eistein SP e Curso em Cuidados Paliativos no Instituto Paliar. Atualmente trabalho no Hospital Zilda Arns como coordenador médico do programa Saúde em Casa.


 

cristiane moro

Cristiane Moro dos Santos

Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Metodista (1999), Mestrado em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008), Especialização em Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), formação em Reeducação Postural Global (UNISA, 2001), Instrutora de Shantala. Tem experiência em atendimento de Grupos de Idosos com ênfase em Promoção e Prevenção da Saúde. Faz parte do Núcleo Docente Estruturante do Curso Fisioterapia das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)


 

cristiane trentin

Cristiani S. N. Trentin

Farmácia/Bioquímica PUCRS 2004/2;
Especialização em Assistência Farmacêutica (Fundação Brasileira de Ciências Farmacêuticas – 2011);
Mestre em Gerontologia Biomédica (PUCRS -2009);
Professora de cursos de pós-graduação em farmácia clínica (PUCRS e ICTQ);
Diversas palestras para idosos e sobre idosos;
Coordenadora do Grupo de Interesse em Assistência Farmacêutica da Sociedade Brasileira de Gerontologia Biomédica;
Membro da Comissão de Gerontologia e Assistência ao Idoso do Conselho Regional de Farmácia do RS desde 2014.


 

danielle miranda lopes

Danielle Miranda Lopes

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Saúde do Idoso pelo Programa de Residência Multiprofissional em Área Profissional da Saúde (PREMUS/HSL 2010 – 2012), no Hospital São Lucas da PUCRS.


 

debora christina

Débora Christina de Alcantara Lopes

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Maringá (2003). Atualmente é geriatra – Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba e Incorpore Centro Medico. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Geriatria


 

Deise Mattos

Possui graduação em FONOAUDIOLOGIA pelo Centro Universitário Metodista (2004). Atualmente é Fonoaudióloga Especialista em Fonoaudiologia com Ênfase em Envelhecimento, presta atendimento domiciliar e em Instituições de longa permanência a idosos, nas áreas de Disfagia, voz, Linguagem e Cognição.


 

eduardo sabbi

Eduardo Sabbi

Psiquiatra
Mestre pela UFCSPA
Coordenador do Departamento de Psicogeriatria da APRS
Membro do Conselho de Administração do Sindihospa
Professor coordenador da Psiquiatria Geriátrica do Instituto Abuchaim e do Centro de
Estudo José de Barros Falcão
Proprietário da Vitalis Morada Sênior


 

emilio

Emilio Moriguchi

Médico (MD), PhD em Medicina (Tokai University School of Medicine, Japão), Pós-doutorado e Fellowship in Geriatrics Medicine & gerontology (Wake Forest University School of Medicine, USA).
Professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UNISINOS.
Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Ciências Cardiovasculares e Cardiologia da Faculdade de Medicina da UFRGS.
Coordenador, Centro de Geriatria & Gerontologia do Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS.


 

fernando

Fernando Taragano

Doutor em Saúde Mental, Universidade de Buenos Aires.
Pesquisador Clínico del Conselho Nacional da Investigação Científica e Técnica, CONICET.
Diploma em Educação Médica, Universidade Nacional de Tucuman.
Professor de Psiquiatria da Universidade CEMIC.
Premio Academia Nacional de Medicina outorgado pela Honorable Academia Nacional de Medicina.


 

francisca magalhaes

Francisca Magalhaes Scoralick

Geriatra do Municipio de Joinville
Membro titulada da SBGG
Diretora cientifica SBGG seção SC
Mestre em Ciencias da Saúde pela UNB


 

gustavo-3

Gustavo Nunes Pereira

Doutor em Gerontologia Biomédica IGG-PUCRS.
Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso PUCRS.
Especialista em Cinesiologia UFRGS.
Coordenador Grupo de Interesse em Fisioterapia SBGG/RS.
Membro da Diretoria da ABRAFIGE – Associação Brasileira de Fisioterapia em Gerontologia.


 

hercilio hoepfner

Hercílio Hoepfner

Presidente da SBGG / SC
Coordenador do Serviço de Atenção Domiciliar da Unimed Joinville.
Preceptor na Residência Médica do Hospital Municipal São José de Joinville.
Membro do Conselho Estadual do Idoso.


 

ines guimaraes

Ines  Guimarães da Silveira

Professora Adjunta da Escola de Medicina da PUCRS
Presidente da Sociedade de Reumatologia do RS 2010-2012.


 

iride cristofoli

Iride Caberlon

Graduação em Enfermagem pela Escola Madre Ana Möeller (1972), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), Doutorado em Gerontologia Biomédica pela PUCRS (2012).
Especialista em Enfermagem em Saúde Coletiva pelo COFEN (2005);
Título de Especialista em Gerontologia pela SBGG (2014);
Docente do Curso de Enfermagem da ULBRA Campus Gravataí; Membro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa do Município de Gravataí desde junho de 2013;
Membro avaliador do Conselho;
Editorial da Revista Sul Brasileira de Enfermagem.


 

Ivete Berkenbrock

Especialista em Clínica Medica
Especialista em Geriatria e Gerontologia
Geriatra do Programa NASF da Secretria Municipal de Curitiba/PR
Coordenadora do Programa de Residencia em Geriatria da Fundação Estatal de Atenção a Saúde / Hospital do Idoso Zilda Arns-Curitiba /PR.


 

João Bosco

Graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Alagoas (1990).
Aperfeiçoamento em Estomatologia na Universidade Computense de Madri (1999).
Habilitação em Sedação ABO – PE (20004).
Especialização em Saúde Coletiva UFAL (2004).
Aperfeiçoamento em Odontogeriatria UFRS (2009).
Especialização em Odontogeriatria SOBRACID (2009). Especialização em Prótese Dentaria SOBACID (2011).


 

João Senger

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (1982). Pós Graduação em Geriatria pela PUCRS (1992). Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Unisinos (2017). Especialista pela AMB em Geriatria, Clínica Médica e Nutrologia. Prof. convidado curso de Gerontologia da Univ. de Caxias do Sul. Atua nas áreas de Neuropsiquiatria geriátrica e Nutrição.


 

johannes doll

Johannes Doll

Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul atua na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação orientando mestrado e doutorado. Membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento da UFRGS, é Editor Chefe da Revista Estudos interdisciplinares sobre o Envelhecimento. Possui graduação em Teologia Católica – Universitat Tuebingen (Eberhard-Karls) (1988), graduação em Educação – Erziehungswissenschaftliche Hochschule Landau (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Educação – Universitat Koblenz Landau (2001). É especialista em Gerontologia pela Universidade de Heidelberg, Alemanha. Atua e pesquisa no campo da Educação e Envelhecimento com foco nos seguintes temas: Gerontologia, envelhecimento, educação, Didática, endividamento e educação financeira de pessoas idosas, informática.


 

jordelina schier

Jordelina Schier

Doutora em Enfermagem (2010) e Mestre em Enfermagem (2001) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) (2005). Integrante do Laboratório de Pesquisas e Tecnologias em Enfermagem, Cuidado em Saúde a Pessoas Idosas (GESPI/UFSC). Enfermeira do Hospital Universitário/ UFSC (1991 a 2011). Coordenadora do Núcleo de Estudos da Terceira Idade – NETI/UFSC. Tem experiência na área de educação permanente para idosos e enfermagem gerontológica, especialmente com o idoso hospitalizado e familiar cuidador.


 

jose elias

Jose Elias

Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia 2016/2018,
Membro da Câmara Técnica de Geriatria do Conselho Federal de Medicina;
Membro da Câmara Técnica de Cuidados Paliativos do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro;
Geriatra do Instituto de Neurologia Deolindo Couto da Universidade Federal do Rio de Janeiro;


 

jose mario

José Mário Tupiná Machado

Graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1981). Doutorado em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professor de Geriatria da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Responsável técnico pelo Lar dos Idosos do Tarumã. Chefe do Serviço de Geriatria do Hospital Universitário Cajuru PUCPR. Atua em Geriatria, Gerontologia, Cuidados Paliativos, e Bioética.


 

juliana balbinot

Juliana Balbinot Reis Girondi

Enfermeira. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Especialista em Enfermagem Oncológica pela Sociedade Brasileira de Enfermagem Oncológica (2005).
Especialista em Administração Hospitalar pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Especialista em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde (FIOCRUZ 2016). Foi Enfermeira do Hospital Santa Catarina de 1999-2000; do Hospital do Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON) de 2000-2004, do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) de 2002-2012 e da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis de 2004-2012.
Atualmente é Professora Adjunta II no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, na Residência Multiprofissional em Saúde e no Programa de Pós- Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem Modalidade Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Catarina. Integrou o colegiado do Programa de Mestrado Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina, área de concentração: Média Complexidade (2013-2015). Avaliadora da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (Ministério da Educação/2015). Tem experiência na área de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Cuidados com Feridas, Enfermagem Gerontológica, Enfermagem Oncológica e Saúde Pública. Membro do Laboratório de Pesquisa e Tecnologias em Enfermagem, Cuidados em Saúde da Pessoa Idosa (GESPI/NFR/PEN/UFSC) desde 2002. Membro do Grupo de Apoio à Pessoa Ostomizada (GAO/UFSC). Membro do Laboratório de pesquisa e tecnologias para o cuidado de saúde no ambiente médico-cirúrgico (LAPETAC?NFR/UFSC) desde 2016. FaimerFellow 2015 (Programa de Desenvolvimento Docente para Educadores das profissões da saúde do Instituto Regional Faimer Brasil).


 

juliana ferrari

Juliane Felipe Ferrari

Possui graduação em Medicina pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2002). Possui Residência Médica em Clínica Médica pela Sociedade Divina Providência – Hospital Nossa Senhora da Conceição (2005) e Residência Médica em Geriatria pela Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007).


 

jussara rauth

Jussara Rauth

Assistente Social especialista em Gerontologia Social
Titulada pela SBGG
Mestre em Inclusão Social e Acessibilidade
Presidente do Departamento de Gerontologia SBGGRS
Presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa


 

karine silveira

Karina Silveira de Almeida Hammerschmidt

Possui Graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003).
Especialização em Saúde Coletiva pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004).
Especialização em Administração com ênfase em Gerenciamento pela UNIFAE (2005).
Mestrado em Organizações e Desenvolvimento pela UNIFAE (2007).
Mestrado em Enfermagem pela UFPR (2007).
Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (2011).
Atualmente é Professora Adjunta II do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, Residência Multiprofissional em Saúde (HU/UFSC).
É membro efetivo do Laboratório de Pesquisas e Tecnologias em Enfermagem, Cuidado em Saúde a Pessoas Idosas – GESPI/UFSC; Grupo de Multiprofissional de Pesquisas sobre Idosos – GMPI/UFPR;
Grupo de Estudo e Pesquisa em Gerontogeriatria, Enfermagem/Saúde e Educação – GEP-GERON/FURG.
Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, subseção Santa Catarina (SBGG-SC). Coordena o Departamento Cientifico de Enfermagem Gerontológica da Associação Brasileira de Enfermagem – Santa Catarina (ABEN-SC). Membro do conselho cientifico da Associação de Parkinson Santa Catarina (APASC).
Em 2015 obteve Título de Especialista em Enfermagem Gerontológica Pela Associação Brasileira de Enfermagem. Em 2016 obteve o Titulo de Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. É a primeira enfermeira que obteve titulação de especialista em Gerontologia em duas sociedades profissionais do Brasil (ABEN – Enfermagem Gerontológica e SBGG – Gerontologia).


 

Kelem Vedovelli

Fisioterapeuta
Mestre em Biologia Celular e Molecular- PUCRS
Doutoranda em Geriatria e Gerontologia-PUCRS
Membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG-RS), no grupo de interesse em Fisioterapia
Membro da Câmara Técnica de Fisioterapia em Gerontologia Crefito 5
Professora do Curso de Extensão da Formação de Cuidadores de Idosos  do Instituto de Geriatria e Gerontologia IGG-PUCRS.


 

leonardo alexandre peyre

Leonardo Alexandre Peyré Tartaruga

Professor de Educação Física, Professor Associado da Esefid/UFRGS com Pós-Doutorado (2016) em Locomoção Terrestre na Uni. de Milão, Itália.
Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciências do Movimento Humano e Ciências Pneumológicas da UFRGS.
Professor convidado (2015) na Uni. de Toulon, França.  Atualmente é Diretor do Laboratório de Pesquisa do Exercício (LAPEX) da UFRGS, coordenador do LOCOMOTION – Mecânica e energética da locomoção terrestre da UFRGS e pesquisador do GPAT e GPMC. Coordena projetos de extensão em Caminhada nórdica para pessoas com Parkinson e idosos, Grupo de Corrida e Equipe de Triatlo.


 

marcelo trombka

Marcelo Trombka

Médico (UFCSPA), Sócio da Associação Brasileira de Psiquiatria e da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul. Certificado em Ciência do Bem Estar pela University of California. Formação em ACT (Terapia de Aceitação e Compromisso) com Dr. Russ Harris. Aperfeiçoamento em neuropsiquiatria pela University of Miami School of Medicine, Jackson Memorial Hospital, Florida. Membro da International Positive Psychology Association. Instrutor de Mindfulness certificado pelo Mente Aberta, Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde, Universidade Federal de São Paulo. Principais áreas de interesse: Psiquiatria, Neurociências, Intervenções e Psicoterapias basedas em Mindfulness, Promoção de Saúde, Psicologia/Psiquiatria Positiva.


 

marcos

Marcos Aparecido Sarria Cabrera

Médico geriatra.
Professor Titular de Geriatria – Universidade Estadual de Londrina -UEL.
Mestrado em Medicina Interna.
Doutorado em Cardiogeriatria.


 

marcos vinicius

Marcos Vinicius Ambrosini Mendonca

Mini-currículo: Marcos é Médico de Família e Comunidade (MFC). Tem formação em medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e especialização por residência médica pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) em Medicina de Família e Comunidade e em Administração em Saúde em Atenção Primária. Atualmente Marcos compõe a equipe da Coordenação Estadual da Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS) e é Médico de Família e Comunidade do serviço de Atenção Integral à Saúde da UNIMED Vale dos Sinos e da PUCRS.


 

margarete

Margarete Diprat Trevisan

Fisioterapeuta
Doutoranda em Gerontologia Biomédica – PUCRS
Mestre em Gerontologia Biomédica – PUCRS
Pós graduada em Gestão da Atenção à Saúde do Idoso – GHC
Residência Multiprofissional – Ênfase em Saúde do Idoso – PUCRS
Especialista em Fisioterapia Respiratória – ASSOBRAFIR


 

mario borba

Mario Borba

Possui graduação em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul (1987). Pós-graduado em Cardiologia pelo Instituto de Pós-Graduação Médica do Rio de Janeiro e Especialista em Cardiologia pelo Conselho Federal de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. É Ecocardiografista com titulação de especialista pelo Departamento de Ecocardiografia da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Especialista em Saúde e Espiritualidade pela Faculdade Monteiro Lobato de Porto Alegre, RS/Brasil; Tem experiência na área de Hipertensão Arterial Sistêmica, criador da 1ª Liga de Hipertensão Arterial do Rio Grande do Sul e da região Sul do Brasil e da 1ª Liguinha de Hipertensão Arterial do Brasil (atendimento a filhos de hipertensos), participou da organização do Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus do Ministério da Saúde sendo um dos Instrutores do Programa de Educação Permanente em HA e DM.
Atualmente é coordenador da Cardio Clínica do Vale em Lajeado – RS – Brasil; Pós-graduado pelo Curso Avançado de Eletrocardiografia pela Universidade Católica San Antonio promovido pela Sociedade Espanhola de Cardiologia em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia e desempenha a função de Secretário do GEMCA/SBC – Grupo de Estudos em Espiritualidade e Medicina Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Vice-Presidente do GEMCA/SBC/RS.


 

myriam

Myrian Najas

Docente da Disciplina de Geriatria e Gerontologia da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.
Coordenadora da residencia multiprofissinal em envelhecimento da UNIFESP-SP.
Especialista em Envelhecimento pela SBGG.
Mestre em Epidemiologia pela UNIFESP.


 

nathalia

Natalia Schopf Frizzo

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria.
Residência em Gestão e Atenção Hospitalar pela Universidade Federal de Santa Maria.
Área de concentração: Oncologia e Hematologia.
Pós Graduação em Cuidados Paliativos pelo Hospital Israelita Albert Einstein – SP.
Aperfeiçoamento em Saúde Psicossomática pela PUCRS.
Aperfeiçoamento em Comunicação de Más Notícias pelo Hospital Israelita Albert Einstein – SP.
Psicóloga na Clínica na Oncotrata Oncologia Integrativa.
Psicóloga clínica no Mais Vida – Prevenção e Tratamentos Integrativos.
Membro do núcleo de cuidados paliativos da Oncotrata Oncologia Integrativa.


 

Neusa Chardosim

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1982). Especialista em psicoterapia de orientação analitica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – CELG (2003). Especialista em Neuropsicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Especialista em Psicologia Clinica e Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia. Psicologa credenciada pela policia federal para avaliação de porte de arma. Mestranda do Programa de Pós Graduação de Gerontologia Biomédica no Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Experiência em Psicologia Clínica e avaliação neuropsicológica. Experiência com grupos de Portadores da Doença de Parkinson na Associação de Parkinson do Rio Grande do Sul.. Participante de grupo de pesquisa do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para crianças e adolescentes ( INPD). Participante dos grupos de pesquisa Avaliação, reabilitação e intervenção homem – animal (ARIHA) e Avaliação e Intervenção no Ciclo Vital (AICV) na PUCRS.


 

andre

Oscar Gershanik

O Professor Gershanik é atualmente Professor de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires. Ele atua também como Diretor Científico e chefe da Unidade de movimentos anormais Instituto de Neurociências da Fundação Favaloro. Até 2008 ele era o chefe de Neurologia do Hospital de Buenos Aires e Diretor do curso de Especialista em Neurologia na Universidade de Buenos Aires. No campo da pesquisa básica, tem a função de Director do Laboratório do Instituto de Parkinson Experimental de Pesquisa Farmacológica da Universidade de Buenos Aires e do Conselho de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONICET). Seu grupo de pesquisa clínica e básica recebeu o reconhecimento da Fundação Nacional Parkinson (EUA) que o nomeou por 10 anos como um “centro de excelência” no campo do cuidado, pesquisa, ensino e divulgação associada a doenças Parkinson.


 

patricia

Patricia Morsch

Fisioterapeuta
Especialização acadêmica em Saúde Pública (UFRGS)
Mestre em Gerontologia (UNCC-EUA)
Doutoranda PPG Gerontologia Biomédica (IGG-PUCRS)


 

paulo cesar borges

Paulo Cesar S. Borges

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (1978), mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), especialização em geriatria, clínica médica e saúde pública. Atualmente é médico geriatra do Hospital Regional de São José Dr. Homero de Miranda Gomes, professor da Universidade do Sul de Santa Catarina. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em GERIATRIA.


 

Paulo Roberto Cardoso Consoni

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982) e mestrado em Geriatria – Pontifície Universidade Católica (1994). Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Seção RS(2006-2010) Psicoterapeuta Titulado pela Intituição Cyro Martins.Professor de graduação da Universidade Luterana do Brasil. Membro da Câmara técnica de Geriatria e Gerontologia CREMERS. Médico Especialista em Geriatria e Gerontologia titulado pela AMB-SBGG. Membro Conselheiro da SBGG-BR 2012- 2014. Atualmente Membro da diretoria SBGG-RS. Membro do Conselho Municipal de Defesa do Idoso-Canoas RGS (ULBRA-CANOAS).


 

priscila lunardelli

Priscilla Lunardelli

Possui Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Especialização em Direito Sanitário pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul/UNISINOS (2011). Especialização em Gestão da Clínica no SUS: Educação na Saúde para Preceptores do SUS pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (2014). Assistente Social da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul lotada na Coordenação Estadual de Saúde do Idoso como Coordenadora. Professora da Residência Integrada em Saúde Mental Coletiva da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul.


 

renato

Renato G. Bandeira de Mello

Geriatra titulado SBGG/AMB.
Doutor em Ciências Cardiovasculares – UFRGS.
Professor Adjunto Departamento de Medicina Interna FAMED/UFRGS.
Professor do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Endocrinologia da UFRGS.
Preceptor dos Programas de Residência Médica em Medicina Interna e Geriatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Coordenador do Programa de Residência Médica em Geriatria do HCPA.


 

ricardo machado xavier

Ricardo Machado Xavier

Especialista em Reumatologia, Sociedade Brasileira de Reumatologia
Doutor em Imunologia, Shimane University, Japão;
Professor Titular, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
Presidente da Sociedade de Reumatologia do Rio Grande do Sul;


 

roberta dalla

Roberta Rigo Dalla Corte

Doutora em Medicina.
Professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Preceptora da residência médica em Geriatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.


 

rodolfo roberto schneider

Rodolfo Herberto Schneider

Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), residência médica em Clínica Médica-Geriatria pelo Hospital São Lucas da PUCRS (1992-1994), título de especialista em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (2008), Habilitação em Densitometria Óssea pela Sociedade Brasileira de Densitometria Clínica, Colégio Brasileiro de Radiologia (1996), International Society for Clinical Densitometry (2006), Certificado de Atuação na Área de Densitometria Óssea da Associação Médica Brasileira e Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Certificado de Atuação na Área de Densitometria Óssea pelo Conselho Federal de Medicina e Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul, mestrado em Medicina e Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Medicina e Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica do Instituto de Geriatria e Gerontologia. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da PUCRS. Membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica. Coordenador da Comissão Científica do Instituto de Geriatria e Gerontologia. Consultor da CAPES na Área Interdisciplinar. Chefe do Serviço de Densitometria Óssea do Hospital São Lucas da PUCRS. Pesquisador responsável pelo Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Osteomuscular e Osteoporose (GEOMO)-CNPQ. Participação na disciplina de graduação Patologia da Enfermagem. Tem experiência nas áreas de Medicina e Pesquisa, com ênfase em Geriatria e Gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: geriatria clínica, envelhecimento, qualidade de vida, aspectos psicológicos do envelhecimento, envelhecimento muscular, sarcopenia, metabolismo ósseo, osteoporose e DXA.


 

Rosângela Pironti de Castro

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1980).
Especialista em Odontogeriatria (Faculdade São Leopoldo Mandic). Especialista em Gerontologia (UNIBEM). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (CESCAGE). Aperfeiçoamento em Emergências Médicas (ILAPEO). Aperfeiçoamento em Gestão em Saúde (ODONTEX). Coordenadora do curso de extensão em Odontologia Hospitalar (CESCAGE e ABO-PG). Aperfeiçoamento Multidisciplinar em Cuidados Paliativos (INSTITUTO PALIAR). Cirurgiã dentista do Hospital Municipal Amadeu Puppi Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. Membro da diretoria executiva da SBGG-PR biênio 2016/2018.


 

Rosivani Brasil Lopes

Terapeuta Ocupacional


 

Rubens Fraga Jr

Prof° titular de Gerontologia da FEPAR;
Médico especialista em geriatria e gerontologia pela SBGG;
Coordenador do SBGG ARTIGOS;


 

Thiago Gonzalez Barbosa-Silva

Médico Mastologista e Cirurgião Geral.
Mestre e doutorando em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas.
Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Católica de Pelotas.
Membro do Grupo de Estudos em Composição Corporal e Nutrição – COCONUT.


 

vanessa binotto

Vanessa Binotto

Nutricionista e chef de cozinha pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, especialista em Nutrição Clínica e Doenças Crônicas pelo Instituto de Educação e Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento. Atualmente é mestranda em Gerontologia Biomédica pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Atuou cinco anos na Insituição de Longa Permanência para Idosos da Associação Antônio Vieira – Instituto São José como responsável técnica da área de nutrição. Coordenou cursos da área de gastronomia pelo Serviço Nacional de Formação Profissional de Caxias do Sul, onde também ministrou aulas de boas práticas para serviços de alimentação, anatomia, gastronomia regional, serviços de restaurante e princípios de nutrição. Atualmente faz parte do Projeto de Atenção Multiprofissional ao Longevo (AMPAL) de Porto Alegre, atuando exclusivamente com nonagenários (90 anos ou mais), realiza atendimento domiciliar, personal diet, assessoria e consultoria de nutrição. No consultório realiza atendimento individual e em grupo, exclusivamente no para pessoas com 50 anos ou mais.
Possui experiência na prática clínica nutricional com ênfase em envelhecimento humano, na área de produção de alimentos e em docências nas áreas de gastronomia e nutrição.
Na sua trajetória profissional busca unir a formação de chef de cozinha e nutricionista de forma a promover a saúde do indivíduo, agregando sabor aos cardápios desenvolvidos de acordo com cada necessidade.


 

vera elizabeth closs

Vera Elizabeth Closs

Graduada em Nutrição (2008) e Administração de Empresas (2000) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre (2011) e Doutora (2015) em Gerontologia Biomédica pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente, é consultora na área de pesquisa, pesquisadora integrante do Grupo de Estudos em Risco Cardiometabólico, Envelhecimento e Nutrição (GERICEN) junto ao Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS e Coordenadora Científica do Grupo de Interesse em Nutrição da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Rio Grande do Sul. Experiência na área da Nutrição, com ênfase em Gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia da pesquisa científica, avaliação nutricional, antropometria, síndrome da fragilidade, sarcopenia e síndrome metabólica.


 

veronica bohm

Verônica Bohm

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Caxias do Sul (2003), mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Atualmente é professora na Universidade de Caxias do Sul e no Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha. Tem experiência nas áreas de Psicologia Organizacional e do Trabalho e Psicologia do Envelhecimento.


 

Vitor Pelegrim de Oliveira

Graduação na Faculdade de Medicina – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Membro da Camara Técnica de Clinica Médica do Conselho Regional de medicina do Estado do Rio Grande do Sul Preceptor da Residência Médica no Ambulatório de Geriatria do Hospital São Lucas da PUC-RS de março de 2007 a julho de 2010. Médico Geriatra e Internista. Médico Geriatra do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.


 

Vitor Pintarelli

Médico Geriatra.
Doutor em Ciências pela UNIFESP.
Professor adjunto de Geriatria da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Professor titular de Semiologia da Universidade Positivo.
Coordenador do Estágio em Geriatria Prática da Fundação de Apoio e Valorização do Idoso (FAVI)
Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Secção Paraná (SBGG-PR).


 

wilson

Wilson Jacob

Médico formado pela FMUSP em 1976; Residência em Clínica Médica no Hospital das Clínicas em 1977-78; Médico Assistente da Divisão de Clínica Médica do HC-FMUSP em 1979; Especialista em Geriatria pela AMB-SBGG em 1982; Doutorado em Medicina pela FMUSP em 1988; Professor Doutor do Departamento de Clínica Médica da FMUSP em 1989; Coordenador Geral do Núcleo de Atendimento Domiciliar do HC-FMUSP em 1996; Coordenador do Hospital Dia do ICHC-FMUSP em 1998; Diretor do Serviço de Geriatria do HC-FMUSP em 1999; Professor Livre Docente da Disciplina de Geriatria da FMUSP em 2004; Especialista em Gerontologia pela SBGG em 2005; Professor Titular da Disciplina de Geriatria da FMUSP em 2006. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Geriatria, atuando principalmente nos seguintes temas: idoso, envelhecimento e atividade física.

Premium Wordpress Themes by UFO Themes